Visitando o Santuário de Aparecida – SP
Não sou muito de fazer turismo religioso, mas alguns lugares acho imprescindíveis de conhecer no país, e um deles é o Santuário de Aparecida, no Estado de São Paulo.
Como estávamos em Campos do Jordão – e apenas 73 km separam uma cidade da outra – aproveitamos pra dar uma esticadinha até Aparecida, a fim de visitar a maior igreja do país. Apesar de eu ter morado 6 anos em São Paulo, nunca havia visitado o local.
Distância de São Paulo: 170 km Distância do Rio de Janeiro: 266 km Distância de Belo Horizonte: 515 km
Pra quem vai de carro, não esqueça de sacar dinheiro para pagar o pedágio (R$14,40/ida-valores 2018).
Foi em 1717 que o Brasil ganhou uma Padroeira, que se deu com o aparecimento de uma imagem nas águas do Rio Paraíba, encontrada por três pescadores. Desde então a imagem se popularizou Brasil adentro, o que culminou muitos anos depois no que conhecemos atualmente como a Padroeira do Brasil.

Fiéis vinham de todos os cantos do Brasil para pagar promessas e rezar para a Santa, o que consequentemente aumentou a necessidade de um local grande e que pudesse abrigar o número elevado de devotos. A igreja que visitamos atualmente, também chamada de “Basílica Nova”, já é a terceira erguida na região, tendo sido encomendada pelo Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, em 1947, ao arquiteto Benedito Calixto. O início efetivo da construção ocorreu no ano de 1955.

No dia 03/10/1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – nomeou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Essa mesma CNBB determinou que a festividade fosse comemorada no dia 12 de outubro, pois de acordo com pesquisas, seria uma data aproximada da data que os pescadores encontraram a imagem.



Atualmente o Santuário de Aparecida é o segundo maior templo católico do mundo, atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Possui 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário e já recebeu visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Papa Francisco.

O Santuário tem excelente infraestrutura para o visitante e dispõe de rampas de acesso para pessoas com deficiência física, ambulatório médico, amplo estacionamento (R$18 a diária), além de um Centro de Apoio ao Romeiro, que conta com uma enorme praça de alimentação a preços bem acessíveis, caixa eletrônico, além de dezenas de lojinhas.
Curiosamente, 2017 foi o ano que o Santuário mais recebeu visitantes, com um público de aproximadamente 13 milhões de romeiros.


+ Faça aqui sua reserva de hotel em Aparecida – SP
Recomendo cautela com as fotos, pois trata-se de um lugar de oração, sendo necessário que o visitante tenha bom senso (eu, por exemplo, confesso que não me senti muito à vontade pra tal). Em alguns lugares, como a Sacristia, não é permitido fotografar.

Durante a visita, além de percorrer a Igreja como um todo, recomendo que vá na Sala das Promessas, localizada no subsolo, em que podemos ver diversos objetos, cartas, fotos e testemunhos de fé dos devotos mais anônimos e também dos mais conhecidos.


O Santuário tem uma energia incrível e poder chegar perto da imagem, por mais que seja algo meramente simbólico, é realmente emocionante por tudo de bom que representa. É um momento para agradecer, fazer pedidos e de fato renovar a fé e a energia espiritual. 🙂
Fiquei muito feliz de visitar o Santuário com minha mãe e conhecer um pouquinho mais desse mundo com ela. 🙂
Sem comentário