Como é o menu executivo do Sal Gastronomia, do chef Henrique Fogaça
Em minha última viagem a São Paulo risquei mais um lugarzinho da minha lista de lugares pra comer na cidade. O escolhido da vez foi o Sal Gastronomia, do renomado chef Henrique Fogaça, um dos jurados do Masterchef.
Eu já conhecia um estabelecimento dele, o Cão Véio, também em Sampa, e agora pude conhecer outro. A título de comparação, achei o Cão Véio mais informal e descontraído, e o Sal, apesar de despojado, achei mais elegante, mas sem perder a leveza que condiz com o perfil do chef, adepto do “menos é mais”.
A decoração também é a cara do chef, com muitas caveirinhas e ambiente contemporâneo, com cores sóbrias e tons mais escuros.
Estive no restaurante pra um almoço durante a semana e não encontrei fila de espera ou lotação. A princípio achei estranha a entrada, pois se dá pelos fundos, no pátio da Galeria Vermelho, uma galeria de arte que tem São Paulo.
O restaurante oferece um menu executivo durante a semana a preço super acessível e sem perder a qualidade. Por um preço fixo de R$58, o cliente tem direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. As opções mudam de acordo com o dia da semana e geralmente pra entrada e sobremesa o cliente tem duas opções a escolher.
De entrada pedi uma salada verde com castanha-do-Pará que estava muito boa, bem temperada e com bastante castanha, o que é difícil ver em abundância por aí rs. Havia outra opção para entrada, que nesse dia era um palmito pupunha assado.

Como fui numa terça-feira, minha opção de principal eram as almôndegas de patinho recheadas com queijo meia cura, acompanhada de ragu de cogumelo, molho de tomate e purê de 2 queijos. Simplesmente delicioso! Além do atendimento ter sido super eficiente e rápido, o prato era muito suculento e servido numa porção individual.


A sobremesa achei que deixou a desejar, pois não era nada demais, diferente do prato principal. As opções eram: sorbet de tangerina ou sorbet de pera.

Uma curiosidade sobre o ambiente é que a cozinha é aberta, de modo que os clientes possam ver o preparo dos pratos, o que sempre acho uma tremenda responsabilidade. Ainda sobre o ambiente, trata-se de um espaço pequeno e que costumeiramente lota aos fins de semana e feriados, segundo uma amiga que esteve no local num fim de semana. Caso vá nesses dias, sugiro que faça reserva ou chegue cedo.


Achei o atendimento muito bom, rápido e eficiente, e o garçom que nos atendeu era muito simpático. Por falar em serviço, a gorjeta cobrada é de 13%.
Vale destacar que fomos na unidade de Higienópolis e que também há uma unidade no Shopping Cidade Jardim. Aos cariocas de plantão, fiquei sabendo que abrirá uma unidade do restaurante no Rio, no Shopping Village Mall.
Infelizmente nesse dia o chef não estava lá pra que eu pudesse tietar, mas no mesmo dia à noite ele estava, pois vi no Instagram rsrs. A foto com o chef vai ficar pra próxima! 🙂
Outras informações:
Endereço: Rua Minas Gerais, 352, Higienópolis
Metrô mais próximo: Estação Paulista, linha 4 (300m de distância)
Telefone: (11) 3151-3085

2 Comments
Pode dizer a data que vc foi?
Olá, fui em abril/2018. 🙂