Home»Destinos Nacionais»Minas Gerais»Belo Horizonte»Comida mineira em BH: Restaurante Xapuri

Comida mineira em BH: Restaurante Xapuri

0
Shares
PinterestGoogle+

Se você é fã da comida mineira e visita BH o Restaurante Xapuri é quase parada obrigatória. Localizado no charmoso bairro da Pampulha, entre ladeiras e casarões, o restaurante se destaca não só pela qualidade dos pratos como também pelo ambiente super convidativo.

Com um quê de fazenda, o estabelecimento é enorme, mas ainda assim conta com longa fila de espera. Pra terem uma ideia, esperamos quase 2h por uma mesa. Se o Uber pra lá não tivesse sido tão caro, certamente eu teria desistido. Ainda bem que foi caro. 🙂

Caso esteja na cidade a turismo, sugiro que deixe pra conhecer o restaurante quando for visitar a Igrejinha da Pampulha e adjacências, pois de carro fica relativamente perto (+-11 minutos). Também fica perto do Zoológico da cidade.

Ao chegar, gaste um tempinho na lojinha que tem na entrada, repleta de produtos artesanais, tecidos, coisas de casa e peças exclusivas. Comprei um tapete lindo pra minha casa nessa loja. Algumas coisas são muito caras, outras nem tanto.

Lojinha do Restaurante Xapuri
Lojinha do Restaurante Xapuri

Dirija-se pra área de espera, quando já poderá petiscar uma coisinha aqui e outra acolá. Eu, na ocasião, pedi uma macaxeira frita e estava ótima: bem sequinha e saborosa. Fiquei com vontade de pedir também o croquete de mussarela, que parecia muito bom. Enquanto isso, ia lendo um pouco sobre a história do estabelecimento.

O Xapuri surgiu de almoços oferecidos aos amigos por Nessa, a proprietária. No início eram pequenos encontros informais, e então a casa começou a encher, foi quando ela enxergou uma oportunidade de começar a cobrar pelas refeições. Logo a notícia se espalhou e a boa cozinheira ficou famosa na região, surgindo então o Xapuri.

A decoração do ambiente também merece destaque: muita madeira, ambiente ao ar livre (sem ar-condicionado), muito artesanato local, jardins, flores naturais e um cenário que nos remete à fazenda, inclusive com uma grande área onde as crianças podem montar a cavalo.

Ambiente Restaurante Xapuri
Ambiente Restaurante Xapuri
Ambiente Restaurante Xapuri
Ambiente Restaurante Xapuri

Ambiente Restaurante Xapuri
Ambiente Restaurante Xapuri

Após bastante tempo de espera finalmente conseguimos uma mesa. Pedi uma carne de panela, que era muito bem servida e daria pra três ou quatro pessoas comerem tranquilamente. Como eu estava só com minha tia, mesmo tendo repetido o prato acabou sobrando e pedimos pra levar.

Carne de panela do Restaurante Xapuri
Carne de panela do Restaurante Xapuri

Com foco em comida mineira, o cardápio tem muito frango e comidas tradicionais da região, mas muito saborosas. A carne de panela vinha com vários acompanhamentos, sendo eles: farofa de ovo, couve refogada, torresmo, arroz branco e feijão, que no caso pedi pra ser o tropeiro, que amo.

Apesar da carne não ser um corte nobre – chã de dentro – eles conseguiram fazê-la algo excepcional em termos de sabor. O molho, ponto, estava tudo perfeito, assim como os acompanhamentos.

Algo que também muito me agradou foi o atendimento, super eficiente e com sorrisão no rosto, acompanhado do tão agradável sotaque mineiro, que torna tudo mais legal rs.

Cardápio do Xapuri (agosto/2018)
Cardápio do Xapuri (agosto/2018)

Pra finalizar eles servem de cortesia um bolinho de milho simplesmente maravilhoso, acompanhado de um café coado bem cheiroso. Acabamos nem pedindo sobremesa, pois talvez tenhamos exagerado no bolo rs. Tem combinação melhor pra encerrar uma refeição? 🙂

Onde comer comida mineira em BH
Onde comer comida mineira em BH

O restaurante não é dos mais baratos na cidade, mas é o n° 1 no Trip Advisor no quesito “cozinha local”. A julgar pela fila de espera e pelo tempo de funcionamento – mais de 30 anos – é no mínimo respeitável. 🙂

Mais informações:

Endereço: Rua Mandacaru, 260, Pampulha – BH – MG.

Telefone: (31) 3496-6198

Funcionamento: Terça a sábado de 12h às 23h – domingos e feriados de 12h às 18h. Fecha às segundas.

Contato: reservas@restaurantexapuri.com.br

CONTINUE LENDO:

Post anterior

Onde comer Pão de queijo em BH: A Pão de Queijaria

Next post

O que comprar no Mercadão de BH

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.