Documentação para viver legalmente em Madrid
Hoje vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência com a solicitação de residência em Madrid. Chegamos na capital espanhola no dia 02/02/2014 e ficamos num hostel excelente (dediquei um post pra falar dele), até o dia 07/02, quando nos mudamos pro nosso apartamento.
Como já tínhamos comprovante de residência pra entregar na oficina de extranjería, demos entrada no processo. Sinto dizer que ao contrário do Brasil, o negócio aqui é beeeeem mais complicado. Os sites não são transparentes, há muito desencontro de informações e nós só faltamos pirar pra conseguir deixar tudo agendado.
Primeiramente fomos à Policía daqui e nos deram um papelzinho com um link para fazer agendamento – aqui tudo funciona com agendamento, caso não tenha, nada feito. Meu marido precisou fazer todo o processo primeiro que eu, pois meu visto estava condicionado ao dele. Nos tópicos a seguir tentarei detalhar de forma mais clara possível o que eu tive que fazer:
1 – Fui até a Polícia solicitar informações, me informaram um e-mail para fazer agendamento prévio pela internet;
2 – Depois de agendado (obtive retorno por e-mail no mesmo dia), me dirigi até a Oficina de Canillejas (Calle San Faustino, 23) 7 dias após o agendamento. Levei toda a documentação solicitada por e-mail (original e cópia do passaporte e visto, original e cópia da certidão de casamento, original e cópia do cartão de identificação do meu marido ou a confirmação de agendamento desta e original e cópia da solicitação EX 00 – um formulário que eles pediram pra eu preencher).
Lá foi super tranquilo e o atendente era super atencioso, ele me instruiu a aguardar uma carta que chegaria aproximadamente em 40 dias em minha casa se meu visto fosse aprovado;
3 – Quase 40 dias depois a carta chegou em minha casa com meu visto aprovado (êêêê) e mais instruções de como proceder para obter meu cartão de identificação, denominado NIE (equivalente ao RNE do Brasil). Tive que pagar uma taxa de 15,30€ e fazer o procedimento a seguir;
4 – Foi necessário fazer um procedimento chamado “empadronamiento“, que é o documento que comprova seu tempo de permanência em território espanhol, independentemente de sua nacionalidade ou situação legal. Acredito que seja um controle da prefeitura sobre os residentes – todos que residam na Espanha são obrigados a fazer esse procedimento. O agendamento se dá também pela internet e é super fácil, pois geralmente já tem vaga pros próximos dias e podemos escolher qual oficina queremos ser atendidos (clique no link para ver). No meu caso fui atendida na OAC VILLA DE VALLECAS. Foi rápido e já saí de lá com o papel em mãos;
5 – Posteriormente fui à Oficina de Extranjería de Aluche duas vezes. Na primeira visita à Oficina eles recolheram os novos documentos solicitados e gravaram minhas impressões digitais, procedimento denominado de huella. Os atendentes informaram que 30 dias após essa data o meu NIE já estaria pronto pra ser retirado. Vale ressaltar que o documento só fica lá até o 45º dia após a data da huella, é importante não perder as datas;
6 – Com pouco mais de 30 dias da minha ida à Oficina, fui retirar meu NIE em Aluche. Não é necessário agendamento para retirada de NIE, desde que esteja dentro do prazo de 45 dias.
OBS1: Solicitaram para o NIE duas fotos carnet, que nada mais é que a nossa famosa foto 3×4. Como não sabíamos, meu marido acabou tirando essa foto carnet e eu comparei depois com a minha 3×4 e era quase mesmo tamanho, então aproveitei as fotos 3×4 que já tinha. Caso você não tenha ou tenha esquecido, na maioria dos metrôs e até mesmo dentro da Oficina tem máquinas que emitem fotos carnet por 5€.
OBS2: O processo é bastante demorado, porém necessário. Faça tudo o quanto antes para obter seu NIE antes da data de vencimento do seu visto do passaporte (aquele que veio desde o Brasil). No meu caso recebi o NIE há aproximadamente duas semanas do meu visto vencer.
OBS3: No caso de viagens para outros países da União Europeia é NECESSÁRIO apresentar o passaporte. Numa ocasião estava indo pra Roma e esqueci o passaporte do meu marido em casa, tentamos embarcar só com o NIE dele e não deixaram. Tivemos que voltar em casa “voando”pra buscar o passaporte dele e poder embarcar. Outra ocasião fomos pra Barcelona e meu marido conseguiu viajar só apresentando o NIE, no problem…
OBS4: Se estiverem procurando apartamento pra alugar ou comprar, indico as imobiliárias Red Piso e Vivienda Madrid, que é com quem fechei negócio. Achei o atendimento eficiente e a transação segura.
É isso pessoal, espero que eu tenha ajudado. O procedimento é burocrático e demorado, mas depois que passa vale a pena. 🙂
Até a próxima!
8 Comments
Oi Rafa, tudo bem? Viu, tenho uma dúvida.. Comecei a juntar os documentos pra solicitar um visto de estudante (12 meses) na Espanha no final de fevereiro deste ano. O antecedentes criminais e atestado médico foram emitidos em 25 de fevereiro. Após todo o trâmite de legalizações e envio ao consulado da ESpanha em Sp, estou esperando a resposta do visto. Lá me avisaram que estes documentos na verdade serão utilizados na Espanha pra obter o NIE. Porém, estes documentos indicam ter uma validade de 90 dias. Até chegar na Espanha, que espero ser dia 1 de junho e agendar todos os trâmites para obtenção do NIE, os documentos terão passado da validade… Isso tem algum problema?? Obrigada
Olá Fernanda, tudo bem? Eu por pouco não passei pelo mesmo problema, porém consegui dar entrada no NIE com o documento ainda válido. Porém, você acredita que nem pediram isso? Juro! Está na lista de coisas pra levar, mas nem pediram! Tenta emitir outro próximo à tua viagem e leva os dois (o vencido e o válido), se der. Um beijão!
Oi Rafaella tudo bem? Gostaria de saber se dá pra trabalhar o cônjuge como acompanhante do outro, no caso de quem vai pra estudar?
Olá Lorena, desculpe, não sei se entendi sua pergunta. Se o cônjuge acompanhante pode trabalhar enquanto o outro estuda? Acredito que só se você já for com o emprego do Brasil, do contrário lhe darão um visto de estudante (foi o que aconteceu comigo). Beijos!
Olá Rafaella, meu marido vai fazer um master na Espanha com duração de um ano, e eu irei com ele, mas estou bastante perdida com relação ao visto! No meu caso, em que meu visto será atrelado ao dele, como eu faço a comprovação de renda? No caso, só ele mesmo comprova a renda pra nós dois? É necessário que eu faça algo também para comprovação de renda? Perdão por tantas perguntas, mas são tantos detalhes!!! Gratidão
Oi Vanessa! Vc sendo casada com ele, apenas ele declarar renda já é suficiente. Quando fui fiquei super confusa em relação a isso também, mas como eu tinha me demitido no mês anterior ao da viagem, nem tinha mais renda pra comprovar – então declaramos só a dele e alguns investimentos que tínhamos juntos. Fique tranquila. Beijos e boa sorte!
Oi Rafa, tudo bem? Meu marido vai fazer um Master em Barcelona com a duração de 2 anos e eu vou fazer um curso de 9 meses. Você sabe me dizer se eu poderia atrelar o meu visto ao dele após os 9 meses através da solicitação de residência ou eu já teria que sair do Brasil com esta relação comprovada? Obrigada! 🙂
Oi Erika! Se eu fosse você já sairia com essa relação comprovada, mas não sei de fato se isso é necessário. Tente ligar para o consulado. Boa sorte!