Compras no Saara: Informações úteis e dicas de lugares
Se você é o tipo de pessoa que gosta de comprinhas e acha as coisas de shopping muito inflacionadas, esse post é pra você. Hoje vou indicar algumas lojas no Saara, comércio popular do centro do Rio, onde de vez em quando vou encher as sacolas.
A melhor coisa pra ir ao centro é esperar acumular coisas que você precisa pra poder ir de uma vez. Como os preços são bons, é melhor já ir com o que precisa em mente pra não comprar mais do que deve.
A região que popularmente conhecemos por Saara, foi ocupada no início do século XX por imigrantes muçulmanos e judeus oriundos em maioria do Império Turco-Otomano, que na época estava em processo de separação. Conhecidos por terem uma veia comercial acima da média, esses estrangeiros dominaram a área, que atualmente é um dos centros de comércio mais fortes da capital carioca.
No Saara tem tudo que você possa imaginar, e ao contrário da 25 de março, por exemplo, não é tão muvucado quanto a famosa rua paulista, que é lotada de janeiro a janeiro. Claro que determinadas épocas você deve evitar, pois há uma demanda maior de consumidores, como época de Natal, Dia das Crianças e período pré-Carnaval, quando fica tudo mais cheio.
A minha forma preferida de ir ao Saara é de metrô, descendo na Estação Presidente Vargas. Saindo da Estação, basta entrar na Rua Regente Feijó que em poucos minutos já estará no olho do furacão.
Nessa mesma rua está uma de minhas lojinhas preferidas, onde mato a saudade do bairro da Liberdade, de São Paulo. A loja se chama Mercearia Estação Central e só vende produtos japoneses, como biscoitos, utensílios de cozinha, comidas e o Picolé Melona, que amo. 🙂 Há bastante variedade e o atendimento é bom.
De lá você pode entrar ou na Rua Senhor dos Passos ou na Rua da Alfândega, que em ambas terá muita lojinha interessante. Minhas preferidas são sempre as de artigos de decoração e lembrancinhas, onde às vezes compro pra levar pra Belém, minha cidade natal.
Pra quem vem ao Rio a turismo e quer comprar souvenir, a melhor loja, pra mim, é a Índio Artesanatos, onde tem tudo que você pode imaginar de lembrancinha do Rio de Janeiro. Pode não ser a loja mais barata, mas é a que gostei em termos de variedade e qualidade. A loja tem dois endereços: Rua Senhor dos Passos, 100 e Rua Buenos Aires, 246 (sobreloja 21).


Se você procura artigos pra presentes e decoração, dê uma olhada nas seguintes:
Dora Presentes (Rua Senhor dos Passos, 201), Lucy’s Home (Rua Senhor dos Passos, 211), Shin Shin Rio Presentes (Rua da Alfândega, 330) e Top China Bazar (Rua Senhor dos Passos, 182-A).








Outra loja que costumo ir é a Caçula (Rua Buenos Aires, 261), principalmente quando preciso de artigos de papelaria, pois lá tem tudo. Além de papelaria, há artigos de decoração, coisas pra casa, produtos pra casamento (caixeta de docinho, etc) e algumas coisas de informática (cartucho de impressora, resma de papel, etc). Caso você esteja buscando um lugar pra comprar material escolar com preços melhores que de shopping e com muita variedade, lá é uma boa opção. 🙂
Caso você tenha cachorro e busque produtos pet, gostei da loja Biju Pet, que tem muita coisa engraçadinha. Como não tenho cachorro, não comprei nada lá, mas fica a dica (Rua da Alfândega, 213).
Geralmente pra voltar caminho até a Estação Uruguaiana ou Carioca, pois vou vendo as lojas pelo caminho. Ir de carro deve ser a última opção, pois os estacionamentos são bastante caros, o que já é esperado por se tratar de centro de cidade. Justamente por ser centro, é comum ter trânsito na região, o que faz com que eu evite ônibus. Uber só em último caso, quando estou com muitas sacolas.
Fiquem atentos aos seus pertences ao caminhar pela região, pois por ser muito movimentado e comercial, pode ter um batedor de carteira aqui e acolá. Eu, particularmente, nunca presenciei nada, mas como todo centro de cidade grande não custa nada ficar esperto, não ir com joias, evitar ficar mexendo no celular no meio da rua e optar sempre por ir de manhã ou à tarde, não quando escurecer, por exemplo.
E vocês? Quem aí gosta de barganhar? 🙂
Se você gostou desse post faça sua reserva de hotel pelo meu link do booking: você paga em reais, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter vivo. :)
2 Comments
Adorei seu blog. Queria saber mais sobre lojas de roupas indianas e indonésia , balinesas que vendam on line
Olá Flávia! Feliz que tenha gostado do blog! Infelizmente não sei te informar sobre essas lojas. 🙁