Como ir do Aeroporto de Guarulhos até a Paulista de trem
Se você costuma viajar para o Aeroporto de Guarulhos e fica preocupado com o trânsito frequente ou com o alto custo dos transportes para o centro esse post é pra você.
Desde 2018 a pauliceia ganhou mais uma opção de deslocamento do aeroporto internacional ao centro da cidade: o trem!
Como nem tudo são flores o trem infelizmente não parte diretamente de dentro dos terminais, sendo necessário pegar um ônibus ou caminhar até a estação.

Para alegria de todos fiz esse trajeto do Terminal 1 até a Av. Paulista e listei os detalhes de como fiz e de quanto tempo gastei.
Fiz o trajeto numa quarta-feira à tarde, um pouco antes do horário de rush (16:11). Como desembarquei no Terminal 1 eu tinha a opção de ir andando até a estação, mas preferi pegar o ônibus, que parte do portão de embarque numa frequência de 15 a 20 minutos e é gratuito.

Caso você desembarque no Terminal 2, o que é mais provável por ter maior volume de voos e companhias aéreas, a opção de ir andando é inviável, por ser mais longe. Procure no desembarque o ônibus de transfer, que é o mesmo da foto anterior e que circula entre os terminais.
O trajeto de ônibus do terminal 1 à estação foi de apenas 4 minutos, e caso eu tivesse optado por ir a pé precisaria percorrer aproximadamente 500 metros.

Chegando lá comprei o bilhete (R$4,30*) e segui para a plataforma de embarque, que tem apenas um sentido por estarmos na última estação (Aeroporto – Guarulhos, linha Jade da CTPM).
Do momento que o trem chegou na plataforma (16:25) até sua partida se passaram 14 minutos. O trem partiu muito vazio, o que achei bem curioso e acredito que ocorre por conta da falta de divulgação do trajeto, ainda bem pouco falado na cidade.

Saí desse trem na estação Engenheiro Goulart às 16:50 para fazer baldeação para a linha 12 Safira da CTPM, que é a que leva até o Brás. Embarquei sentido Brás às 16:57 e desembarquei na Estação Tatuapé às 17:07. A estação Tatuapé é interligada tanto por metrô, como por trem, quanto por terminal de ônibus. Sugiro que desembarque nela caso queira ir pra alguma estação de metrô, pois particularmente acho menos lotada que a Estação Brás, que também é conectada tanto pelo trem quanto pelo metrô.


No Tatuapé troquei de linha e segui ainda de trem sentido Luz, onde desembarquei às 17:19 e troquei pra linha amarela do metrô às 17:25. Da estação Luz para a Estação Paulista não é necessário fazer nenhuma baldeação, então finalmente desembarquei na Paulista às 17:30, com um trajeto total de duração de 1:19 desde o momento que peguei o ônibus do aeroporto em Guarulhos.
Caso você esteja lendo isso e fique confuso se vale a pena o “troca-troca” de trem é seu bolso quem vai responder. Essa é sem dúvidas a maneira mais econômica que você vai encontrar, e a que vai correr menos risco de enfrentar um trânsito carregado. Entretanto, está longe de ser a opção mais confortável ou ideal para quem está com malas.
A título de informação, para quem não conhece muito o transporte em São Paulo, CPTM quer dizer linha de trem. Atualmente a rede de transporte possui 6 linhas de metrô e 11 linhas de trem, e toda vez que você troca de uma pra outra não é necessário pagar nada a mais.
Funcionamento da Estação Aeroporto- Guarulhos: De domingo à sexta-feira, das 4h à 0h, e aos sábados, das 4h à 1h.
Bônus:
Logo que me mudei pra São Paulo, em 2009, não havia a opção de trem de/para o aeroporto, então uma opção que eu utilizava e que ainda está em pleno funcionamento é o ônibus da linha 257 do Aeroporto para a Estação Tatuapé, que como eu já disse anteriormente é ligada tanto por trem quanto por metrô.
A linha passa por todos os terminais e faz paradas, não sendo, portanto, um ônibus express, não ideal para quem viaja com malas grandes, pois não há bagageiro. O trajeto de ônibus até o Tatuapé dura em média 1h (a depender do trânsito) e a tarifa atual custa R$6,45*.
*Valores de 2019.
Sem comentário