Como é viajar de 1ª classe nos trens da Thalys
Quando estávamos procurando passagem de Bruxelas pra Amsterdam de trem nos deparamos com uma mínima diferença de preço entre as tarifas de 1ª e 2ª classe: 5 eurinhos de diferença (acredito que era alguma promoção relâmpago, será?). Nessa hora a curiosidade bateu forte e compramos a tal passagem na 1ª classe.

Partimos da Estação Gare du Midi e o trem partiu pontualmente às 21:52h. O trem da Thalys é um trem de alta velocidade que faz trajetos entre a Bélgica, França, Alemanha e Holanda. Para conhecer mais sobre a empresa e comprar passagens, clique aqui.

Quase não tinha ninguém na primeira classe, então consequentemente não havia barulho e nem fila pra usar o banheiro – que estava bem limpo.
Os funcionários bastante atenciosos nos ofereceram bebidas, entre elas as opções de refrigerante, suco, vinho e cerveja (minúsculos!). Eu, gordinha, fiquei com a boa e velha fanta laranja de no máximo 200ml. A comida não era bem comida (diferente do que anuncia o site), eram uns snacks decepcionantes.
Um funcionário nos ofereceu uma tábua de petiscos, em que deveríamos escolher o que queríamos (apenas um), entre eles algumas frutas e mini sanduíches – que foi o que eu escolhi, que estava bonzinho, mas era minúsculo mesmo, daqueles de parecer piada (!). Depois de um tempo nos perguntou se gostaríamos de beber mais alguma coisa, dissemos que não mesmo azul de fome e então ele sumiu.

O que eu fiquei mais impressionada é com a falta de profissionalismo da empresa de divulgar uma coisa que não é verdade. Em seu site anuncia que viagens com duração de acima de 50 minutos serão servidas refeições e inclusive mostram os menús disponíveis desde cada país de origem (para ver o do menú noturno pra quem parte da Bélgica, clique aqui).
Será que não serviram porque não tinha quase ninguém na primeira classe? Ou porque são pouco profissionais no que se comprometem? Ou porque a passagem foi relativamente barata? (quando comprei, comprei a tarifa mais cara dentre as opções disponíveis, não havia outra superior a minha em termos financeiros). Até agora estou procurando resposta…

O wifi funcionou perfeitamente e tínhamos carregador em cada poltrona, estas eram bem espaçosas e confortáveis, tanto que meu marido apagou durante a viagem. Eu não, fiquei bisbilhotando por onde passávamos, entre elas a cidade de Rotterdam. Porém, saibam que wifi não é um diferencial da primeira classe, já que fica disponível para todo o trem. Talvez o único diferencial mesmo seja o espaço extra entre as poltronas e o silêncio, depois de um dia bem cansativo.

Eles anunciam que os clientes de 1ª classe terão suas refeições servidas em seus assentos, tudo bem, serviram minha fantinha e meu mini-pãozinho com uma fatia de queijo emmental no conforto da minha poltrona – o que não tem nada demais. Até na Latam fazem isso, e melhor.
Eles não cumpriram com o divulgado no site, e eu, como não tinha vendido meus rins pra comprar a passagem, deixei pra lá. Porém, agora já sei como trabalham e se tivesse que optar pela primeira classe ou segunda, jamais pagaria rios de dinheiro pela primeira nessa empresa, porque é realmente dinheiro jogado fora.
Eu até pensei que esse “fare with restrictions” estivesse relacionado a alguma dessas coisas que eu falei, mas não, estava relacionado a cancelamento ou alteração de passagem.
Enfim, não vale a pena pagar caro por esse serviço. A viagem em si foi boa, mas a partir do momento em que se comprometem a fazer coisas e não cumprem, pelo menos pra mim, perdem toda a credibilidade. Como minha passagem estava com um preço bom, valeu a experiência. Se tivesse pagado rios de dinheiro de diferença da tarifa mais barata, com certeza daria um piti.
E vocês? Já tiveram alguma experiência semelhante?
Um beijo!
5 Comments
Ui, esse trem é MT chique
Eu sou Ivani
Gostaria de tirar um dúvida com vc que já viajou na primeira classe
Comprei no vagão 32, achei que a primeira classe fosse no vagão 1 depois da máquina.
meu e-mail: ivanisantos16@hotmail.com
Oi Ivani, boa tarde! Vixi, sinceramente não faço a menor ideia do número do vagão da primeira classe. Infelizmente não posso te ajudar com essa dúvida. Beijos e boa viagem!
Compartilho das palavras da autora, porém faço algumas observações: minha viagem foi no horário do almoço e nos serviram uma comida que sinceramente eu não sei nem o que era direito, além dos minis drinks que ela comentou, veio uma bandeja com um peixe e alguns acompanhamentos, acho que uns cogumelos refogados, uma pasta parecendo um purê de gosto estranho, um pão, manteiga é mais outras coisas que não lembro. O fato é que a comida tava extremamente ruim, mas quando digo ruim é RUIM MESMO. Minha experiência gastronômica na Europa não foi lá essas coisas, mas esse almoço sem dúvida foi o pior. A comida além de ser ruim tava muito gelada, não era fria, era gelada mesmo. De fato não vale a pena pagar primeira classe, a não ser pelo ambiente ser mais tranquilo e a poltrona ser mais confortável realmente, de resto não achei vantagem.
Concordo Antônio! Não achei essa “coca-cola” toda não…rsrs. Mas pelo menos agora já sabemos e não cometeremos mais o mesmo erro né? rs. Um abraço e obrigada por compartilhar sua experiência conosco!!!