Home»Destinos Nacionais»Comida vegana no Rio, arte e música num só lugar

Comida vegana no Rio, arte e música num só lugar

0
Shares
PinterestGoogle+

Recentemente recebi uma amiga aqui no Rio e quis levá-la para o charmoso bairro de Santa Teresa, que ela ainda não conhecia. Aproveitando que já iria pra lá, aproveitei pra conhecer a Galeria Bazá, estabelecimento 3 em 1 que funciona como tabacaria, loja de produtos artesanais e restaurante vegano. Além do mais, o ambiente conta com um pequeno palco onde frequentemente acontece apresentações musicais de blues, chorinho, jazz ou outro ritmo que embale a veia artística de Santa Teresa.

Santa Teresa, Rio
Santa Teresa, Rio
Galeria Bazá Santa Teresa
Galeria Bazá Santa Teresa

Mesmo com focos distintos, a galeria possui sócios que atuam de maneira integrada na casa, tendo todos a mesma missão: oferecer maior contato com a arte popular brasileira, seja através do artesanato, da música, ou de um simples prato feito com produtos regionais.

Na loja de artesanato – espaço denominado Nau Cultural – pude apreciar algumas peças exclusivas, fotografias, muita madeira, cerâmica, biojoias e produtos de decoração. Apesar de ser um espaço pequeno, o ambiente é muito bonito, bem planejado e aconchegante, do tipo que chama atenção de quem passa pela pacata e calma Rua do Oriente.

Galeria Bazá - Nau Cultural
Galeria Bazá – Nau Cultural
Galeria Bazá - Nau Cultural
Galeria Bazá – Nau Cultural
Decoração Nau Cultural: Que tal esse banco?
Decoração Nau Cultural: Que tal esse banco?

Os objetos da Nau Cultural são produzidos por diversos artistas selecionados em diversas partes do país, visando valorizar o pequeno artesão, com foco na arte popular brasileira e feitos com exclusividade.

Que tal essa luminária na Pedra do Sal do Himalaia?
Que tal essa luminária na Pedra do Sal do Himalaia?

Fomos ao estabelecimento na hora do almoço, então aproveitamos pra dar uma chance pro nosso paladar apreciar a tão criativa comida vegana. O Restaurante A Toca da Pivara tem como conceito a não utilização  de insumos de origem animal em seus pratos. Porém, opções no cardápio não faltam: de pratos mais elaborados a hambúrgueres, o cardápio atende todos os gostos e é uma ótima pedida para ocasiões de cunho informal.

Minha amiga pediu um strogonoff de grão de bico com palmito acompanhado de arroz com páprica e batatas vaporizadas (R$26), que estava muito bom. Achei o cardápio bem variado e os preços justos, ratificando a ideia que a comida vegana anda lado a lado com a tradicional, e que muito se destacam quando o assunto é criatividade na elaboração dos pratos.

Onde comer comida vegana no Rio: Toca da Pivara
Onde comer comida vegana no Rio: Toca da Pivara

Eu optei pela moqueca de banana com arroz de cenoura e farofinha (R$25) que estava muito boa. Se tivesse que deixar algo como sugestão ao restaurante, deixaria apenas que informassem no cardápio que há pimentões na receita, pois sei que não é algo que todos podem ou gostam de comer. A farofinha verde do cardápio foi temporariamente substituída por outra que o chef preparou e que estava ótima, feita com muita castanha de caju e que casou muito com a moqueca. Quanto à quantidade servida, os pratos são individuais e servem bem uma pessoa.

Onde comer comida vegana no Rio: Toca da Pivara
Onde comer comida vegana no Rio: Toca da Pivara

Quanto às cervejas, sobremesas e entradas, como não consumimos vou ficar devendo um review, mas vou deixar um pouco do cardápio para que vocês vejam:

Cardápio Toca da Pivara
Cardápio Toca da Pivara
Cardápio Toca da Pivara
Cardápio Toca da Pivara
Cardápio Toca da Pivara
Cardápio Toca da Pivara

Na Galeria Bazá também funciona o Cannabistrô Head Shop, tabacaria com bastante variedade de produtos relacionados a fumo, como incensos, tabacos, acessórios e coisas do gênero.

Cannabistrô Head Shop
Cannabistrô Head Shop

Os visitantes de Santa Teresa ganharam mais uma opção de onde encontrar comida vegana no Rio, e mais que isso: um espaço destinado à gastronomia e ao lazer, ideal para combinar com uma ida a alguma das muitas atrações presentes no charmoso bairro.

Outras Informações:

  • Endereço: Rua do Oriente, 414 – Santa Teresa
  • Funcionamento: Quinta a domingo, das 12h às 23h
  • Telefone: (21) 2533.0686
  • Facebook: facebook.com/galeriabaza
  • Instagram: instagram.com/galeriabaza
  • Aceitam-se todos os cartões de crédito.
  • Ar-condicionado: Sim
  • Couvert artístico: Não
  • Acesso para cadeirantes: Não.

CONTINUE LENDO:

Post anterior

Devo contratar um seguro viagem?

Next post

Como é o Restaurante Le Blond, comandado por Claude Troigros

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.