Tour Maracanã: Conheça o bastidores do famoso estádio

Apesar de morar no Rio de Janeiro há mais de ano, ainda não havia ido ao Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. Palco dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro, o estádio mais famoso do Brasil já recebeu também momentos históricos do esporte, como o milésimo gol de Pelé, no ano de 69, entre outros acontecimentos.

Inaugurado em 1950, o estádio recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas da Copa de 2014, incluindo a grande final. Pro meu azar, eu não morava no Rio essa época, na verdade não morava nem no Brasil, o que faz com que eu nunca tenha ido a um Mundial na vida rsrs. Mas nem só de competições esportivas vive o Maraca, que já foi palco de shows de artistas como Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Foo Fighters, e até missas do até então Papa João Paulo II.

Por ocasião da Copa de 2014, o Maracanã passou por uma grande reforma e modernização “Padrão Fifa”, contando atualmente com a capacidade para até 78.838 torcedores.

Estádio Maracanã

Estádio Maracanã

Estádio Maracanã: O mais próximo que cheguei do gramado rs

Estádio Maracanã: O mais próximo que cheguei do gramado rs

Com tanta história pra contar sobre aqueles gramados, felizmente o Tour Maracanã foi reaberto em 2017, e vou contar pra vocês minha experiência no Tour guiado. Na ocasião pude conhecer os bastidores do estádio e muitas curiosidades sobre o mesmo. Até a realeza britânica ja visitou o estádio, sabia? E durante o Tour podemos conhecer um pouco mais sobre essas curiosidades e ver de perto objetos e peças históricas.

As cadeiras que Rainha Elizabeth e seu esposo sentaram para ver uma partida na qual Pelé era o Rei

As cadeiras que Rainha Elizabeth e seu esposo sentaram para ver uma partida na qual Pelé era o Rei

O Tour, realizado pela empresa Inova Gestão de eventos, tem duração aproximada de 40 minutos, e é feito com um guia bilíngue ou trilíngue. Quando fiz o tour eu era uma das poucas brasileiras presentes, então seguindo uma sequência o guia explicava em três idiomas: português, espanhol e inglês, sempre de maneira bem descontraída e ao mesmo tempo mostrando bastante domínio sobre o assunto.

Curiosidade sobre Garrincha: Vocês sabiam que em determinada época da vida ele ficou pobre e organizaram uma partida no Maraca pra arrecadar fundos para a aposentadoria do craque?

Curiosidade sobre Garrincha: Vocês sabiam que em determinada época da vida ele ficou pobre e organizaram uma partida no Maraca pra arrecadar fundos para a aposentadoria do craque?

Pude conhecer um dos vestiários, decorado com camisas muitas vezes autografadas de atletas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, além da sala de aquecimento dos jogadores e sala da coletiva de imprensa. Ao chegar à beira do gramado, o limite de proximidade com este é poder sentar no banco dos reservas. Digo limite porque não é permitido pisar no gramado, com o fim de preservá-lo e manter a qualidade.

Vestiário do Maracanã

Vestiário do Maracanã

Banheiro dos atletas

Banheiro dos atletas

Tour Maracanã

Tour Maracanã

Sala da Coletiva de Imprensa

Sala da Coletiva de Imprensa

Além disso, na ocasião também pude ver itens relacionados a alguns jogadores que fizeram parte da história do estádio, como Garrincha, Zico e Pelé. Está em exposição, por exemplo, a bola e a rede do jogo do gol número 1.000 de Pelé, que mencionei no primeiro parágrafo do texto.

Tour Maracanã

Tour Maracanã

Há duas opções de visitas, tanto o Tour guiado, quanto o não guiado, que tem horário mais livre e preço mais acessível. No meu caso, como tinha curiosidade, optei pelo guiado.

Achei o Tour Maracanã muito bacana e indicado para toda família, especialmente para os amantes de futebol. Meu irmão, que me acompanhou no tour, adora futebol e gostou muito do passeio. Para mim, particularmente, foi uma oportunidade muito bacana de conhecer o estádio sem necessariamente ter que ir para um jogo. Não que eu não goste, pois gosto bastante, mas muitas vezes ficamos com receio de ir por causa da violência que infelizmente ocorre fora dos estádios. 

Informações adicionais

  • O Tour guiado ocorre sempre de hora em hora, sendo o primeiro horário 9h e o último às 16h.
  • Em dias de jogos a última visita termina 3h antes da abertura dos portões. Verifique o calendário de jogos.
  • A bilheteria aceita pagamento em dinheiro e cartão de crédito/débito. Os valores estão abaixo.
  • O ingresso pode ser comprado com antecedência pelo site Ingresso Certo.
Horário de funcionamento e preços do Tour Maracanã

Horário de funcionamento e preços do Tour Maracanã

Serviços complementares:

  • Lanchonete
  • Quiosque de souvenirs
  • Experiência 360º – foto lembrança que simula como seria estar no centro do gramado.
Experiência 360º: Sua foto fica como a da telinhaperiência 360º

Experiência 360º: Sua foto fica como a da telinha

Endereço do Tour Maracanã: 

Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste) s/n – Portão 2
Rio de Janeiro – RJ

Como chegar de metrô:

Desembarque na estação Maracanã (linha 2). Dirija-se ao Portão 2 pegando a saída de acesso ao estádio, siga direto na rampa e vire à esquerda, caminhe por alguns minutos beirando o estádio e logo chegará ao Portão de entrada para o Tour.

Maracanã - Portão 2

Comente!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE