Passeio de barco em Arraial do Cabo

No último fim de semana fomos finalmente conhecer Arraial, localizado a 164 km do Rio. Optamos pela hospedagem em Cabo Frio, pois havia mais opções de hotel e meu marido ainda não conhecia a cidade que está a apenas 12 km de distância uma da outra. Contratei o passeio de barco em Arraial do Cabo com a empresa Cabotur, que conheci através do hotel onde me hospedei.

A agência trabalha apenas com o setor hoteleiro de Cabo Frio e apesar de não possuir loja física, conta com uma equipe de 5 recepcionistas que se dirigem até o local onde os clientes estão hospedados para efetivar as reservas. Eles possuem uma embarcação própria (Shangrilá), mas na baixa temporada fazem parcerias com outras embarcações. Na ocasião o passeio foi no barco Xodó Tour, de dois andares e capacidade pra até 80 passageiros.

Cabotur via Xodó Tour

Ficamos no andar superior e tinha bastante gente, mas todo mundo devidamente acomodado em um assento. Música ambiente alegre o tempo todo e a presença de um guia que ia sempre apresentando as atrações à medida que nos aproximávamos delas. Achei a equipe bem simpática e apesar de estarmos no segundo andar não tínhamos que descer e subir quando queríamos algo: eles mesmo iam no andar superior vender os produtos que estavam disponíveis.

Viajamos no auge do inverno (julho) e portanto estava um pouco frio em função dos fortes ventos naturais dessa época. Confesso que foi até difícil reservar o passeio pois quando o vento está muito forte a Marinha pode cancelar todos os passeios, o que havia acontecido no dia anterior. Fique sempre atento à previsão do tempo.

Eu já estava ficando triste com a possibilidade de não conseguir fazer o tour de barco, mas algumas horas antes da partida obtive a confirmação do Alessandro da agência e prontamente fomos nós. 😀

Na baixa temporada o passeio sai às 11h mas acabou saindo às 11:30 do cais da Praia dos Anjos, onde tivemos que pagar uma taxa de R$5 por pessoa referente à taxa portuária, da qual fomos informados previamente. Segundo o Alessandro da agência, na alta temporada eles trabalham com duas saídas diárias: uma às 8:45 e outra às 13h.

Todo contato foi feito por WhatsApp com o Alessandro, que foi muito solícito e ainda nos deu dicas adicionais sobre a cidade e região, sempre nos mantendo informados de possíveis cancelamentos em relação à Marinha.

OBS: Caso queira estacionar o carro próximo ao porto, será necessário estacionar em algum estacionamento privado nas redondezas, que na ocasião estavam cobrando R$20 a diária.

Durante o passeio a embarcação fez as seguintes paradas: Ilha do Farol, Prainhas do Pontal e mais uma parada para mergulho na Praia do Forno. Além das paradas passamos pela Fenda de Nossa Senhora, Gruta do Amor, Pedra do Gorila e Gruta Azul.

Paisagens pelo caminho

Como o horário do passeio é um horário que a fome já está batendo, há a possibilidade de comprar bebidas e espetinhos como queijo coalho, salsichão e frango (R$5/cada). Vale ressaltar que não é permitido sair do barco com qualquer tipo de comida durante a descida pras praias, principalmente pra Praia do Farol, que é uma área de proteção da Marinha do Brasil e tem acesso super limitado.

E já que eu falei dessa praia, vamos ao que interessa! Ela foi o primeiro ponto de parada do passeio, por onde permanecemos por meia hora. Felizmente o acesso a esse paraíso é somente por barco e permite que apenas 250 visitantes permaneçam nela a cada 45 minutos.

Passeio de barco em Arraial do Cabo com Cabo Tur

Praia do Farol - Arraial do Cabo

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Essa é sem dúvidas a praia mais linda e mais limpa que vi até agora no Estado do Rio de Janeiro – e pra ser sincera no Brasil. Claro que ainda tenho muito a conhecer em nosso país, mas pela minha experiência essa agora está em primeiro lugar. 🙂 A transparência da água, os tons de azuis e a areia super branquinha fazem dela um cartão-postal digno de Caribe.

Como fomos no inverno, a água estava mais gelada que de costume, mas estava tudo tão lindo que não deu pra não entrar. 🙂 Ficamos curtindo o local e em seguida rumamos pro barco pra continuar o passeio.

Praia do Farol - Arraial do Cabo

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Vale destacar a paisagem paradisíaca ao longo do tour, passando pela Fenda de Nossa Senhora, lugar que entre duas enormes montanhas abriga no mar uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município. Segundo os locais, a santa foi encontrada por um pescador na fenda de uma gruta.

Fenda de Nossa Senhora

Não menos bonita avistamos a Gruta Azul, que só avistamos por fora mas que a embarcação tentou se aproximar ao máximo. A cor da água associada às formações rochosas tornam o visual espetacular! No local haviam alguns mergulhadores e fiquei imaginando como deve ser sensacional mergulhar ali. Pra quem não sabe, Arraial do Cabo é conhecida como a capital brasileira do mergulho.

Gruta Azul - Arraial do Cabo

Gruta Azul – Arraial do Cabo

A próxima parada foi pra conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia, que também são acessíveis por trilha que leva a uma escadaria enorme e que com certeza você já viu chuva de fotos nas redes sociais. Lá há uma infraestrutura melhor, com alguns vendedores ambulantes e barraquinhas de venda. Assim como as outras, segue o bom padrão: água clarinha e limpa, diversos tons de azuis, areia fina e muito branca.

Areia das Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Mais alguns minutos apreciando a natureza, infelizmente já chegava a hora da última parada, que na verdade é para mergulho: Praia do Forno. O barco não chega à praia, fica no alto mar. Por falta de sorte nessa hora o sol não estava ajudando a visibilidade e nem consegui ver direito a beleza do local (que dirá tirar foto).

OBS: Caso você não tenha levado, a embarcação tem equipamentos para snorkel para locação (R$15).

O passeio chegou ao fim por volta de 15h e saí com a sensação de que queria ficar mais um dia inteiro na cidade pra conhecer outros lugares. Deus realmente caprichou na beleza desse lugar que vale muito a pena ser incluído nos roteiros de viagem. Escolher o que visitar no Estado do Rio tem sido cada vez mais difícil, pois tenho conhecido muitos destinos incríveis e esse com certeza foi mais um deles! 🙂

Informações importantes sobre o passeio de barco em Arraial do Cabo:

Dica: Caso você seja uma pessoa que sente enjoo facilmente, recomendo que tome um Dramin antes, pois balança bastante e pode causar enjoos.

Preço: R$70 por pessoa (cartão) ou R$60 (dinheiro). Crianças de 0 a 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos pagam meia.

Duração: De 3:30h a 4h.

OBS: Água mineral gratuita durante todo o passeio.

Agência: Cabotur Passeios Turísticos

Contato: (22) 97401-6720 e (22) 99709-2299.

Banheiro: Não

Comida disponível pra compra: Sim

O passeio de barco foi uma cortesia para o blog, porém reflete inteiramente minha experiência pessoal com a empresa.

Continue lendo sobre a Região dos Lagos…